VOLARE 9.5
 

Software para orçar, planejar, controlar e fiscalizar obras

 
  O Volare representa a mais nova geração de softwares para gestão de obras. Desenvolvido exclusivamente para orçar e gerenciar obras de qualquer porte, o Volare orça, planeja, controla e fiscaliza os serviços e insumos de construção, integrado ao Módulo de Gestão de Suprimentos, em uma única plataforma.Comercializado desde 1984, pode ser adquirido em módulos conforme a necessidade de seus clientes. É o único do mercado que roda em um equipamento individual, em rede ou via internet.
   
 

Principais Novidades

Vantagens para sua empresa.

Banco de Dados - O Volare 9.5 é disponibilizado com três diferentes tipos bancos de dados: MDB; SQL e ORACLE. O cliente poderá optar gratuitamente pelos bancos de dados MDB ou SQL e solicitar orçamento para o banco de dados ORACLE.

Itemização do orçamento - Automática e Manual: o Volare itemiza e ordena o orçamento de forma manual (item a item) ou automática, segundo um padrão determinado pelo usuário.

Importação MS Excel - Por meio de modelos (formato) pré-determinados o Volare importa do MS Excel planilhas orçamentárias. Este recurso pode ser utilizado para elaborar um orçamento, importar uma planilha de uma licitação ou ainda  incluir uma nova base de dados no sistema.                                                      

Agrupamento de obras - Novo recurso para organizar as obras, possibilitando ao usuário criar diretórios para obras e grupos de obras.

Gerador de relatórios - O Volare 9.5 permite ao usuário a criação de novos relatório feitos por meio de geradores de relatórios externos, como o Cristal Report.

Recurso União de Obras - No Volare 9.5 o recurso União de Obras foi aperfeiçoado permitindo a soma de quantidades, média de preços e aplicação de fator de multiplicação.

Instalação rápida - em rede ou em micros isolados, o Volare é fácil de instalar e garante total privacidade de dados.

Cópias adicionais - a política de comercialização do Volare prevê preços reduzidos para aquisição de cópias adicionais.

TCPO - o Volare é o único software do mercado que já vem com uma base de dados pronta e confiável. São mais de 3.000 insumos e serviços de construção prontos para serem utilizados em qualquer tipo de orçamento. Com o Volare o usuário poderá
montar sua própria base de composições a partir da edição 12 (2003) do TCPO. O serviço de atualização de preços dos insumos que são utilizados para cálculo do TCPO 2003 está disponível para as principais regiões econômicas do Brasil.


Composição auxiliar - permite a montagem livre de qualquer tipo de composição de custos, incluindo a inserção de outras composições sem limite de níveis.

Obra padrão - possibilita ao usuário criar um orçamento padrão que poderá servir de base para outros orçamentos.

Suporte técnico - uma equipe de profissionais treinados e capacitados a prestar assistência técnica a todos os usuários está disponível para esclarecer qualquer tipo de questão relacionada ao Volare. O acesso a esse serviço pode ser realizado
através da internet (pelo e-mail: suporte@pini.com.br) ou telefone (SP 11 3352-6430 – Demais regiões 0800-7076055) no horário das 9h00 as 17h00 em dias úteis. Esse serviço é prestado mediante contratação específica.


I
ntegração com outros aplicativos - os relatórios do Volare podem ser gerados em formato HTML, permitindo a reutilização dessas informações em diversos tipos de planilhas e processadores de textos. Além disso, possio integração com o
MS Excel e o MS Project.

 

 

Módulos Independentes

Você escolhe suas ferramentas.

Orçamento de obras
Elabora o orçamento de obras e propostas técnicas a partir das informações de quantidades de serviços e insumos. Permite a criação de orçamentos com qualquer tipo de itemização e pode utilizar modelos pré-existentes (templates). Trabalha com o banco de dados do TCPO 2003 contendo mais de 3.000 serviços e insumos. Inclui codificação organizada pela classificação Pini composta por 4 níveis. Permite que o usuário altere e crie composições e insumos conforme suas necessidades.

Principais Relatórios: orçamento sintético / analítico / MO e MAT, curva ABC insumos e serviços, programação de insumos por etapa e atividade construtiva.



     
   
     
   

Memorial Descritivo
Possui arquivo com descrição técnica dos serviços do TCPO 2003, tais como: especificação de insumos, método construtivo e critério de medições. Relaciona serviços e insumos às normas técnicas da ABNT. Permite que o usuário altere e crie seus próprios memoriais descritivos.

Principais Relatórios: memorial descritivo para todo o banco de dados ou apenas para os serviços que compõem a planilha orçamentária da obra.

     
   
     
   

Planejamento de obras
Elabora cronogramas físicos e financeiros de obras com periodicidade mensal, semanal ou diária. Determina o prazo de execução de cada serviço / atividade, dimensiona as equipes de trabalho (incluindo serviços a executar) e disponibiliza as informações para compras. Trabalha de forma integrada ao MS Project.

Principais Relatórios: cronograma físico-financeiro, gráfico de Gantt, dimen-sionamento de equipes, planejamento de execução de serviços e de desembolso financeiro.

     
   
     
   

Controle de Obras
Realiza o acompanhamento físico-financeiro de obras. Faz o apontamento de desvios de quantidades, custos, compras, coeficientes de produtividade (a partir da apropriação de insumos adquiridos) e medições. Trabalha de forma integrada
aos módulos de Orçamento (orçado X realizado) e Planejamento (planejado X realizado).

Principais Relatórios: orçado X realizado, insumos adquiridos, desembolso real, coeficientes de consumo, insumos planejados x consumidos e evolução de execução de serviços.

     
   
     
   

Medições de obras
Controla contratos de empreiteiros e empresas prestadoras de serviços, valores pagos e a pagar, serviços realizados e a realizar, contratos, aditamentos e retenções.

Principais Relatórios: medições (base – I0 e reajustada) e autorização de paga-mentos.

     
   
     
   

Análise econômica e financeira
Permite projetar o fluxo de desembolso de uma obra e prever as necessidades de ajustes entre receitas e despesas. As informações de datas de vencimentos de parcelas cruzadas com previsão de recebimentos permitem a comparação mensal e
diária entre receitas e despesas.


Principais Relatórios: fluxo de caixa planejado e caixa real.

     
   
     
   

Módulo de Suprimentos
Integrado ao Módulo de Orçamentos, programa requisições de materiais de uma ou mais obras, compara cotações de preços com diversas condições de pagamento e recebe e baixa os itens de um pedido de compra. Integra todas as obras de uma construtora ao escritório central permitindo o acompanhamento do andamento de requisições, cotações e pedidos.

Trabalha de forma integrada ao Construcompras (sistema de comércio eletrônico via web.)